Como começar a carreira em Web Design?

O mais difícil no ramo do web design é saber como começar: A procura por criatividade e a inconstância no trabalho são pontos importantes.

Por Victor Palandi
- Atualizado
publicado em Serviços Web

O web design, ramo ligado diretamente ao lado prático do design, tem como foco a criação de websites e documentos disponíveis no ambiente virtual. Ele trabalha com a construção de páginas web subsidiadas por diversas áreas técnicas além do design, como a arquitetura da informação, a programação, a ergonomia, a acessibilidade, a mobilidade, entre outros.

A principal preocupação do web designer é agregar os conceitos de usabilidade (o trabalho em tornar a experiência do usuário o mais confortável e fácil possível, com planejamento bem estruturado e serviços ou informações bem dispostas) com o planejamento da pessoa, trabalhando diversas interfaces que possam garantir o resultado final esperado pelo cliente e que sejam agradáveis aos usuários.

O mais difícil no ramo do web design é saber como começar: A procura por criatividade e a inconstância no trabalho são pontos importantes. Para iniciar-se nesse mercado, é necessário seguir alguns planejamentos básicos, começando por uma faculdade de publicidade que mostre as perspectivas de mercado e ensine o profissional a se destacar entre elas.

Contatos são muito importantes para o web designer, para que ele comece a crescer no mercado e adquira maior experiência. O destaque vem com a inovação e a organização, sabendo trabalhar diversos temas em diversos ângulos. No início de carreira, uma boa ideia é treinar com um blog, escrevendo para clientes, para outras pessoas e até para outros profissionais, considerando um público inicial como a primeira experiência relativa à qualidade do seu trabalho. Os blogs ajudam com que o web designer possa acompanhar as tendências visuais e entender um pouco mais sobre como chamar a atenção do público e alavancar seus projetos.

Para gerar clientes, é essencial estabelecer um bom relacionamento com seu público, mostrando bons resultados e apresentando um trabalho que atenda às necessidades e à visão do cliente. A estratégia da autocrítica ajuda o profissional em web design a ditar o que é diferencial e o que está básico demais. Analisar o seu trabalho cautelosamente, pensar nos detalhes e acompanhar as tendências, para ter uma base de planejamento.

A prática leva a perfeição, portanto, o profissional que deseja começar na carreira de web designer deve manter-se confiante, não perder o estímulo e prezar pela qualidade ao invés da quantidade. Um bom profissional sabe organizar suas ideias e estabelecer critérios para trabalhar. Caminhe devagar, com pequenos blogs e websites, e então caminhe rumo ao sucesso.