O Gmail anunciou mais um recurso que será disponibilizado aos usuários e que terá como principal objetivo ajudar a reduzir ainda mais a quantidade de mensagens indesejadas que as pessoas recebem todos os dias na sua caixa de entradas. De acordo com as informações que foram divulgadas, trata-se de um botão que vai facilitar a remoção do endereço de listas de envio de e-mail marketing.
A ideia é ajudar não apenas a parar de receber mensagens que estão sendo encaminhadas de forma indesejada como também e-mails que o usuário, em algum momento, optou por receber, mas que agora acaba não achando mais útil.
Mas o recurso não traz nenhuma tecnologia nova, apenas pretende facilitar uma possibilidade que já existe na grande maioria dos casos. As mensagens enviadas como e-mail marketing devem ter, no final, os links ou botões que permitem com que as pessoas removam o seu endereço, como parte das “regras” deste tipo de envio.
O problema é que muitas empresas acabam escondendo esta possibilidade, deixando o endereço bem no final do e-mail, ou ainda escondendo ele em meio a outras informações. A ideia do Gmail é criar um botão logo no topo da mensagem que vai enviar para o mesmo link apontado no final da mensagem para sair da lista.
O botão já aparece na atualização 2023.11.12 do app do Gmail para Android. Ele aparece no topo das mensagens, ao lado das informações de assunto e remetente do e-mail. Ao clicar no botão, os usuários ainda precisam confirmar novamente antes de sair de forma definitiva da lista.
Por enquanto, ainda não foram divulgadas datas para que o recurso seja disponibilizado na outras versões do e-mail, incluindo web.