Ao longo dos últimos 19 anos pessoas no mundo inteiro devem ter criado as mais variadas contas no Google, já que os serviços oferecidos pela empresa acabaram se tornando um dos mais utilizados no mundo. Se antes as contas eram apenas para o Gmail, hoje em dia são diversos os serviços, incluindo aqueles em dispositivos móveis.
É natural que diversos destes usuários tenham criado e mantido uma ou mais contas utilizadas como principais, mas também criado diversas contas que acabaram sendo deixadas de lado. E o Google iniciou uma grande operação de exclusão daquelas contas que são consideradas como inativas.
De acordo com as informações que foram divulgadas, serão apagadas a partir deste dia 1º de dezembro as contas que estão sem atividades nos últimos dois anos. As exclusões vão atingir os seguintes serviços:
- Contas e endereços do Gmail;
- Documentos e arquivos do Drive;
- Arquivos do Fotos;
- Calendário e eventos do Agenda.
Em sua política de inatividade, o Google diz que “se uma Conta do Google não for usada por dois anos, ela será considerada inativa”. Para não ser considerada sem atividade, porém, você pode realizar uma das seguintes ações depois de fazer login:
- Abrir ou enviar um e-mail;
- Usar o Google Drive;
- Ver um vídeo do YouTube;
- Compartilhar um arquivo no Google Fotos;
- Fazer o download de um app na Play Store;
- Realizar uma busca no Google;
- Usar a função "Fazer login com o Google" em um aplicativo ou site de terceiros.
Algumas exceções foram definidas, como contas que foram utilizadas da seguinte forma:
- Foi usada para adquirir produto, app, serviço ou assinatura do Google ainda ativa ou recorrente;
- Contém um vale-presente com saldo monetário;
- Está relacionada a um aplicativo ou jogo publicado com assinaturas ou transações financeiras ativas associadas a ele, como uma conta Google que disponibiliza um app na Play Store;
- Gerencia uma conta ativa de alguém menor de idade pelo Family Link;
- Foi utilizada na compra de um item digital, como um livro ou filme.