O Baidu, empresa chinesa, chegou ao Brasil em 2013 com o ambicioso objetivo de abocanhar boa parte da fatia de clientes do Google, empresa norte-americana que hoje possui o monopólio em sites de busca no país.
A gigante chinesa é detentora do segundo buscador mais utilizado no mundo, porém ao se lançar no Brasil em 2013, preferiu inicialmente ater-se ao lançamento de um antivírus, portal de conteúdo (Hao123), navegador (Spark) e de um aplicativo para melhora do desempenho do computador, o PC Faster. Todos sem custo para o usuário.
O buscador do Baidu, conhecido como Google chinês, foi lançado em 2014, na tentativa de quebrar a hegemonia do Google no Brasil. A Yahoo, por exemplo, já tentou quebrar o monopólio do Google anteriormente, porém sem sucesso. O Bing, da Microsoft, também não conseguiu desbancar o buscador do Google.
Preconceito contra produtos made in China
Contra o Baidu existe o preconceito em relação aos produtos chineses, vistos como mercadorias de baixa qualidade e por esse motivo vendidos a baixo custo. A má fama começou com a infinidade de eletroeletrônicos vendidos clandestinamente no Brasil por um preço abaixo do mercado e que não raramente apresentam problemas de funcionamento.
Esse mesmo preconceito contra os produtos made in China é sentido por outras áreas. Um exemplo disso é o setor automobilístico, que tem tentado emplacar, sem grande sucesso, montadoras chinesas no Brasil, como a Chery e a JAC.
Em resposta à baixa credibilidade em relação aos produtos chineses, o diretor-geral do Baidu no Brasil, Yan DI, afirma que hoje a tecnologia utilizada pela China é avançada, e que esta associação de produtos chineses a produtos ruins tende a mudar com o tempo. O problema é saber se os brasileiros estão dispostos a dar uma chance ao Baidu e comprovar a evolução tecnológica chinesa.
Além disso, a fama de “invasora de PCs” não depõe em nada a favor da empresa. A comparação com um vírus é inevitável e isso não agrada em nada o usuário. As pessoas não se sentem confortáveis em ter um aplicativo instalado em seu computador, sem que elas tenham feito aquela instalação por livre e espontânea vontade.
O Baidu por sua vez, se defende afirmando que nenhuma instalação é realizada sem o consentimento do usuário.
Obstáculos enfrentados pelo Baidu no Brasil
- Desconfiança em relação aos produtos chineses;
- Fama de invasor de PCs;
- Concorrência com empresas já consolidadas como Google e Microsoft.
Negócio da China
Polêmicas à parte, sem dúvida o Baidu tem seus méritos. Para encarar um mercado estrangeiro, até então desconhecido, no mínimo é preciso acreditar no que faz. E essa confiança está rendendo frutos: o mais recente feito do Baidu foi a compra do site de compras Peixe Urbano, site de compras coletivas.
É ver para crer onde o “negócio da China” vai chegar em terras brasileiras. Se depender da expectativa otimista da empresa para os próximos anos, podemos esperar um grande avanço. Yan DI afirma que a meta do Baidu é atingir metade da população mundial até 2019.