O Google anunciou que vai disponibilizar um novo recurso de segurança que deve acabar fazendo com que os usuários se tornem ainda menos dependentes das senhas. São as chamadas chaves de acesso, que podem acabar sendo utilizadas para substituir tanto as senhas informadas manualmente como também os sistemas de verificação em duas etapas.
O Google afirma que essa será uma maneira ainda mais segura para os usuários, utilizando o dispositivo móvel como uma nova barreira de segurança.
“Ao contrário das senhas, as chaves de acesso só podem existir em seus dispositivos. Eles não podem ser escritos ou dados acidentalmente a um ator ruim. Quando você usa uma chave de acesso para fazer login na sua Conta do Google, isso prova ao Google que você tem acesso ao seu dispositivo e pode desbloqueá-lo”, afirmou o Google em comunicado.
Essas chaves poderão ser criadas na conta Google do usuário. Sempre que o usuário acessar o serviço, a chave será solicitada, mas apenas uma vez. Ela será armazenada no dispositivo móvel ou no computador e poderá ser confirmada mediante a biometria ou PIN de acesso.
Além disso, neste mesmo sistema, o Google disponibilizou um recurso chamado de “usar uma chave de acesso de outro dispositivo” criando um login único para aquele aparelho. Isso não significa que a chave de acesso do usuário será transferida para aquele dispositivo. O Google afirma também que os usuários poderão desativar o recurso rapidamente sempre que suspeitar que existe uma tentativa de acesso indevida.