Já imaginou como seria navegar pela internet, curtindo seus sites prediletos e realizando pesquisas sem ter de esbarrar a todo instante com algum anúncio chato ou com algum banner oferecendo algum produto?
Para algumas pessoas (que não são poucas), este tipo de situação seria a realização de um sonho, e pensando nisto, o Google (sempre ele!) está testando um serviço pago que permitirá, por meio de pagamento de assinatura, que seja feita a navegação sem visualização de anúncios.
Esta iniciativa foi batizada de Contributor, e seus testes ainda se encontram em fase inicial, o que significa que ainda há uma lista muito diminuta de site parceiros deste serviço, que deverá ser um sucesso num futuro não muito distante.
Explorando um modelo de negócios de sucesso
Com a criação do Contributor, o Google pretende fazer uso de um modelo de negócios que já é um sucesso em outros níveis, como os serviços de streaming de música, por exemplo, só que de um modo mais amplo.
Com o Contributor, um pessoa, pagando valores que poderão variar entre 1 dólar e 3 dólares mensais, para realizar a navegação de sites, sendo que o valor irá variar conforme a quantidade de sites visitados.
Pagando o valor mensal, a pessoa passa a conseguir navegar em seus sites prediletos sem ter de aturar anúncios a cada clique que é feito, conseguindo um nível de experiência totalmente diferenciado do que normalmente é possível com o bombardeio de anúncios que tradicionalmente ocorre em qualquer site nos dias de hoje.
Sites parceiros
Por ainda estar em fase de testes, o Contributor do Google conta com poucos sites parceiros em sua lista, sendo que os principais são os seguintes: WikiHow, Mashable, Imgur e The Science Onion.
Mas a expectativa é a de que esta lista de sites parceiros cresça bastante, já que se trata de uma iniciativa extremamente interessante, sob todos os pontos de vista envolvidos nela.
E o principal motivo para que ela realmente cresça é o fato de que uma parte do valor arrecadado com as assinaturas dos internautas será repassada pelo Google aos sites parceiros.
Deste modo, os internautas passam a assumir um papel de financiadores indiretos de seus sites prediletos, gerando receita de modo diferenciado.
Os testes já podem ser feitos, mas há uma grande lista de espera para conseguir assinar. No entanto, depois de fazer esta assinatura e pagar a primeira mensalidade, você já começará a visualizar os sites parceiros com mensagens de agradecimento no lugar dos anúncios tão chatos e irritantes.