Considerado um país hostil e fechado no que diz respeito à internet, Cuba dificilmente entra na rota dos principais lançamentos feitos pelas empresas de tecnologia, ficando à margem do que ocorre no restante do mundo.
No entanto, contrariando esta lógica vigente, o Google decidiu lançar em Cuba sua Play Store, que está presente em praticamente todos os outros países do mundo, para que os internautas cubanos possam baixar aplicativos.
Além disto, também foi anunciada a chegada do Google Analytics, que deverá permitir aos sites cubanos (sim, eles existem!) realizar as medições de audiência, entre outras coisas.
Novidades sim! Mas com restrições...
Como muita gente já deve desconfiar, a internet em Cuba é algo altamente censurado, sendo que para piorar ainda mais a situação geral, há também uma tremenda ausência de infraestrutura que permita que grandes “voos” sejam alçados.
Neste cenário, a esmagadora maioria da população simplesmente não tem acesso algum à internet, além de também não ter acesso aos dispositivos móveis (smartphones e tablets) que são tão populares em outras partes do mundo, como no Brasil, por exemplo.
É por causa de todas estas dificuldades existentes na ilha dos irmãos Castro, que o Google e seus serviços mais básicos demoraram tanto para conseguir chegar até a população cubana.
No entanto, apesar das restrições, o fato é que a chegada dos dois serviços do Google ao país comunista simplesmente representa um verdadeiro marco para as telecomunicações locais.
Mas mesmo tendo consciência que sua chegada a Cuba irá impactar a vida de apenas algumas poucas pessoas que possuem acesso à internet e que poderão acessar seus serviços, o Google não deixa de comemorar o que simboliza esta conquista.
Um grande passo
Para o presidente do conselho do Google, Eric Schmidt, a chegada dos serviços do Google a Cuba pode representar um grande passo para as telecomunicações do pequeno país caribenho.
E este grande passo, ainda segundo Eric, não deverá ficar restrito apenas ao campo das telecomunicações, já que para ele, isto poderá ter sido o primeiro passo para uma reaproximação entre Cuba e os Estados Unidos.
O Google acredita firmemente que há a possibilidade de que em um futuro não muito distante, ambos os países comecem a dar os passos seguintes para uma reaproximação que será muito boa para a população cubana, com, entre outras coisas, o fim do embargo econômico estadunidense. E a chegada do Google ao país comunista é visto como o primeiro passo.