Atualmente, quando não sabemos exatamente como fazer para chegar a algum lugar podemos fazer uso do Google Maps, o que se revela um grande quebra-galho. Afinal, só é necessário que tenhamos um endereço em mãos e nossa localização atual. Há também, da Google, outra ferramenta muito útil: Street View. É como se estivéssemos de carro, percorrendo ruas e avenidas, encontrando assim, facilmente, uma localização específica.
Como a Google tem como missão ser uma empresa de propostas inovadoras em tecnologia, agora é a hora de uma grande novidade: Google Treks. Dentro do Google Maps, essa ferramenta nova propicia que o usuário navegue, via internet, por diversos destinos do planeta inteiro. Todas as imagens foram capturadas com o equipamento Google Trekker, uma espécie de mochila, equipada com câmeras e diversos sensores, que capturam o lugar, em 360º. Esse novo instrumento serve, justamente, para chegar a locais, nos quais um carro não conseguiria acessar.
Inicialmente o site Google Treks apresenta ao público somente 10 localidades, como, por exemplo, a belíssima e selvagem Bacia Amazônica, no Brasil. Há ainda, Ilhas Galápagos, Grande Barreira de Corais, na Austrália; Grand Canyon, nos EUA; Monte Fuji, no Japão; Monte Everest, no Tibete; e Iaqluit, no Canadá.
Se você está pensando que apenas cenários naturais poderão ser visitados, há muitos pontos turísticos construídos pelo homem, também, que poderão ser visitados em detalhes, sem sair de casa. Torre Eiffel, em Paris, - o monumento mais visitado de todo o mundo; Burj Khalifa, prédio mais alto do planeta, na cidade de Dubai; e Centro Espacial Kennedy, da NASA, nos EUA. Algumas localidades novas estão quase disponíveis a acessar, como a espetacular cidade italiana de Veneza.
Para ter acesso a qualquer localidade já capturada pelo equipamento Trekker, deve-se acessar a página do Google, em seguida, para ter acesso a esses e outros lugares, clica-se na imagem escolhida, que está exposta na primeira página do site Street View Treks e o local poderá ser “visitado” em 360º . Além do recurso de imagens, haverá informações sobre os locais, vídeos e tudo sobre o passo a passo da captura de imagens para o site.
O nível de personalização é tamanho que ainda há a opção “Explore in Views”, para que o usuário tenha acesso a diversos tipos de visão diferente sobre o lugar, por ângulos distintos. Para exemplificar, na opção Torre Eiffel há 5 tipos de vista diferenciados desse incrível monumento.
Assim, se você já é usuário de ferramentas como Google Street View ou Google Maps, indicamos que faça, inclusive, a indicação ao Google de próximos destinos, candidatando-se a produzir, você mesmo, as imagens em 360º, fazendo uso de um equipamento como o Trekker. Já pensou? Para validar seu pedido, é necessário somente que o formulário disponível no site Google seja totalmente preenchido.