Acompanhando a mais nova era digital, onde diversos instrumentos têm sido criados para que possa armazenar dados em tempo real sem ter que tenha que conduzir equipamentos em bolsas e mochilas, diversas plataformas têm trabalhado no sistema de nuvem (cloud), que nada mais é que armazenamento de arquivos que fica inseridos em bancos de dados online. Por meio desse artigo, fique por dentro dos melhores armazenadores de arquivos em nuvens.
4 melhores armazenadores de arquivos em nuvens
As empresas que trabalham com esse tipo de ação geralmente disponibilizam o serviço básico de maneira gratuita, mas cobram se a utilização tiver uma grande frequência de dados transmitidos. Em alta nos últimos meses as transferências de arquivos em nuvens têm tido cada vez mais adeptos, que se adequam às normas de segurança e principalmente na abertura de certos conteúdos em alguns lugares. Diga-se nuvem, mas entenda-se servidor, pois são os servidores os responsáveis por tal conquista. Através dos servidores é que se chega a essa tecnologia de transmissão e armazenamento de dados rápidos. De acordo com estudos de especialistas no assunto, o crescimento do setor é evidente, e daqui a cerca de 7 anos, ou seja, em 2020, as empresas devem movimentar aproximadamente US$ 240 bilhões pelo mundo. A média é estabelecida através dos ganhos em 2012, que chegaram a 41 bilhões de dólares.
Entre os arquivos aceitos estão fotos, vídeos, textos e músicas; sendo assim, o uso do HD externo está praticamente com os dias contados. Além do compartilhamento dos dados, ainda há opções de compras de músicas e vídeos. Entre as empresas que oferecem o tipo de serviço, estão o Google Drive, talvez o mais conhecido até aqui, por conta de seus produtos terem a propaganda do serviço, o Skydrive, da Microsoft, outra gigante do mercado que investe pesado na divulgação, o Apple iCloud, o DropBox e o Amazon Cloud Drive.
Entre as informações básicas divulgadas pelas plataformas, podemos listar a capacidade, os valores e a compatibilidade de cada um. Por exemplo, se o usuário escolher o Google Drive, ele terá disponível 5 GB, mas caso necessite de um suporte maior, o valor chega a US$ 60 por 100 GB. A compatibilidade é com plataformas como Windows, Mac OS e iOS. O Amazon Cloud Drive também disponibiliza os mesmos 5 GB, mas é dez dólares mais barato, porém só disponibiliza 50 GB, sendo compatível ao Windows, Mac OS e Android. O Skydrive disponibiliza grátis 25 GB, e cobra 25 dólares por 50 GB, sendo compatível ao Windows, Mac OS, iOS. Na mesma sequência dos anteriores, ainda há o Dropbox, com 18 GB, sendo o excedente 99 dólares por 50 GB, podendo usar Windows, Mac OS, iOS, Android e Apple iCloud, com 5 GB, mais 100 dólares por 50 GB, e compatível a Windows, Mac OS, iOS.