A Microsoft está se preparando para lançar no mercado uma nova versão do Teams, ferramenta colaborativa de trabalho que acabou ganhando mais força durante o período da pandemia. De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa internacional, a atualização do sistema deve tornar o Teams mais leve, consumindo menos memória.
Ainda de acordo com fontes que não foram reveladas pela imprensa estrangeira, o Teams 2.0 ou 2.1 (a empresa ainda não teria decidido sobre o nome final) deve ser lançado já no próximo mês. A principal novidade seria no funcionamento interno do sistema, que vai deixar ele bem mais leve do que a versão utilizada atualmente.
A ideia é fazer com que o Teams consuma pelo menos 50% a menos de memória do computador, além de apresentar também uma melhoria significativa em relação ao desempenho de CPU. Com isso, os usuários poderão sentir um impacto especialmente nos notebooks que são utilizados fora da tomada, com uma duração maior da bateria do computador.
Em termos da tecnologia utilizada, a nova estrutura do Teams deve substituir a plataforma Electron para o Microsoft Edge WebView2. O aplicativo também deve mudar para a biblioteca Javascript, React que permitirá os desenvolvedores trabalharem em melhorias na interface do usuário.
Recentemente a empresa também já anunciou o lançamento de algumas novidades para este sistema, o que mostra que a empresa segue de olho no recurso e pensa em tornar ele ainda mais popular no meio corporativo. O lançamento mais recente foi o plano pago Teams Premium, que conta com alguns recursos adicionais avançados à plataforma de bate-bapo e videoconferências. Entre eles, estão novas ferramentas que usam o ChatGPT da OpenAI.