Parece que muitos usuários estão enfrentando problemas com supostos sumiços de pastas e arquivos armazenados no serviço de nuvem Google Drive. Os relatos de problemas estão sendo feitos na própria página oficial de suporte da empresa. . O relato inicial foi feito por alguém identificado como Yeonjoong há quase uma semana no site oficial de ajuda da plataforma, e posteriormente dezenas de pessoas marcaram o botão “eu tenho a mesma pergunta”.
“Os arquivos do meu Google Drive sumiram repentinamente”, escreve o autor da postagem. “O Drive literalmente retornou a como era em maio de 2023. Dados de maio até hoje desapareceram, e a estrutura de diretórios retornou voltou ao seu status de maio”, diz o relato.
A pessoa que escreveu o relato afirma ainda que não fez qualquer tipo de procedimento manual para exclusão dos arquivos e pastas, portanto eles não aparecem na lixeira. Além disso, a mesma pessoa afirma que não sincroniza seu Drive com nenhum outro usuário, o que poderia ser uma explicação para o sumiço.
O relato, seguido por diversas pessoas afirmando ter a mesma pergunta, acabou gerando uma resposta da equipe de suporte do Google, afirmando que “outros administradores [do fórum de ajuda] receberam relatos de que o mesmo comportamento foi encontrado após uma atualização e que arquivos estavam faltando.”
“Isso está sendo investigado por nossos engenheiros de produto e nós aguardamos para analisar a causa raiz [do problema] bem como para oferecer uma correção”, diz a mensagem.
Por enquanto não foram encontrados os motivos para este problema, e a empresa ainda não oferece uma solução, apenas indicando que os usuários não alterem nenhuma pasta na “raiz” da conta, ou seja, no grande diretório principal da conta no Drive, que reúne todas as demais pastas e arquivos.
A empresa também não indica ainda um prazo para que o problema seja corrigido e nem afirma se as perdas dos usuários que enviaram as mensagens podem ser recuperadas ou se são definitivas.