WhtsApp deve mudar visual no Android para ficar mais parecido com app do iPhone

Mensageiro pode ganhar nova barra de navegação com atalhos para funções importantes.

Por Rodrigo Bueno

publicado em Serviços Web

O WhatsApp deve mudar em breve alguns elementos de design da sua versão para Android, deixando ele mais parecido com o que pode ser encontrado no iPhone. Por enquanto as informações ainda não foram confirmadas pela Meta, empresa dona do mensageiro, mas as mudanças foram descobertas e publicadas pelo site especializado WABetaInfo.

As alterações foram encontradas na versão beta 2.23.8.4, mostrando a inclusão de uma barra de navegação que fica localizada no rodapé do app, logo abaixo das conversas, com alguns atalhos para recursos do próprio app.

Dentre os ícones que foram colocados neste novo menu  estão o acesso imediato ao Staus, Comunidades, Ligações e também às próprias conversas. De uma forma geral, os botões sendo colocados ali acabam facilitando o acesso aos recursos e também deixam o design do app mais limpo.

Mas ainda existem diferenças da versão do iOS para essa versão que está em testes para o Android. Por exemplo, nos aparelhos da empresa da maçã, as configurações podem ser acessadas em um ícone localizado na barra inferior. Já na versão que aparece nas imagens vazadas, as configurações devem ser mantidas no mesmo local, pois o botão não aparece no rodapé.

Além disso, o mesmo site afirmou que o app está fazendo testes para conseguir bloquear conversas especificas usando uma determinada senha ou ainda a biometria. Com isso, o app acabará inserindo uma camada extra de segurança contra usuários indevidos que desejam ter acesso às conversas.

Nas imagens que foram vazadas com este recurso, os usuários poderiam encontrar uma opção especifica para bloquear as conversas de forma individual, em cada uma das janelas. Segundo o site, uma vez bloqueadas, as conversas seriam listadas em uma seção separada dentro do mensageiro, chamada “Conversas bloqueadas”. Em caso de tentativas de acesso não autorizado, o app solicitaria que o usuário limpasse o chat antes de ter acesso a ele.

Por enquanto, ainda não tem data para o lançamento oficial de nenhuma dessas mudanças.