O YouTube começou a implementar uma mudança no seu sistema de recomendação de vídeos em alguns países recentemente. O site vai deixar de exibir, na sua tela inicial, recomendações de vídeos para os usuários que não estiverem logados na sua conta do Google.
De acordo com as informações que começaram a repercutir internacionalmente no segmento de tecnologia, a janela com as recomendações de vídeos deixou de aparecer nos últimos dias para os usuários que acessam o site sem estarem logados. Ao invés das tradicionais sugestões, aparece uma tela em branco com um aviso:
“Que tal uma pesquisa para começar? Assista vídeos para nos ajudar a criar um feed de conteúdo que combine com você”.
A nova janela aparece tanto quando o serviço de vídeos abre uma janela normal como em uma aba anônima no navegador de internet. Além disso, mesmo ao realizar o procedimento informado pelo próprio serviço, a página inicial continua sem as recomendações.
Em alguns países da Europa, além do aviso, o YouTube também exige uma mensagem perguntando se o usuário permite o acesso à cookies e a oferta de sugestões personalizadas. Mesmo ao aceitá-las, o site não recomenda vídeos, inclusive ao reproduzir vários conteúdos.
Até o momento o Google não se pronunciou oficialmente sobre as mudanças. Mas a razão da alteração deve dizer respeito a um incremento no respeito à privacidade do usuário e também a evitar acusações de favorecimento de um certo tipo de conteúdo ao fazer recomendações para quem acessa a rede pela primeira vez ou então removeu todo seu histórico de visualização.