Mais de 40 pessoas foram presas na Turquia a partir de uma investigação que descobriu um grande esquema de lavagem de dinheiro que utilizava a plataforma de streaming Twitch. De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa internacional, os criminosos usavam cartões de crédito roubados para enviar Bits, que são as moedas da plataforma.
Mas as moedas virtuais da plataforma não eram enviadas para qualquer conta. Na verdade, o grupo tinha um acordo com diversos streamers que devolviam parte deste dinheiro recebido. As investigações afirmam que os bandidos, utilizando este tipo de esquema, conseguiram “lavar” cerca de R$ 55 milhões em conversão direta.
O grupo atuava em 11 províncias diferentes da Turquia. A investigação só foi possível depois do episódio de vazamento de dados da Twitch, que acontecem em outubro do ano passado. No mesmo mês, a própria plataforma afirmou que estava abrindo uma ação contra 150 streamers que teriam participado do esquema de lavagem de dinheiro.
Os canais que eram utilizados para o golpe geralmente tinham uma média pequena de espectadores, que girava em torno dos 40 a 50 espectadores por transmissão. Mesmo assim, eles conseguem obter milhares de dólares dentro da plataforma, uma movimentação que acabava se tornando completamente diferente do que se vê dentro do serviço.
Além das pessoas que foram presas, os investigadores afirmam que ainda existem quatro suspeitos que estão foragidos, e que também são da Turquia. Alguns streamers acabaram admitindo fazer parte do esquema, dentre eles o jogador profissional de Valorant Mehmet "cNed" İpek.