A Uber anunciou semana passada que está começando a implementar um novo recurso de segurança dentro do seu aplicativo chamado “U-Selfie”. O objetivo principal da medida é fornecer mais segurança para os motoristas de uma forma geral, pedindo que os passageiros que pagam as corridas com dinheiro tirem uma selfie no momento da solicitação.
A selfie será exigida apenas dos usuários que não contam com qualquer tipo de cobrança digital cadastrada na sua conta, o que pode ser tanto um cartão de crédito quanto um cartão de débito. Além disso, de acordo com as palavras da empresa, a selfie não será enviada para o condutor, ficando armazenada apenas nos bancos de dados da empresa para posterior acesso caso seja necessário.
Segundo a gerente de Operações para Segurança da plataforma, Araceli Almeida, esse é mais um recurso para trazer conforto e proteção às corridas. “A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo. A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”.
A empresa já havia anunciado uma série de outras medidas que visam fornecer mais segurança para os motoristas e uma identificação mais ágil dos passageiros caso aconteça qualquer tipo de problema durante a corrida. Outras ações que também foram anunciadas são averiguação do CPF na Serasa Experian, sistema que aponta restrições bancárias; e verificação por foto de documentos, como RG e CNH.
Outras ferramentas de segurança também já estavam à disposição dos passageiros. Recentemente, a plataforma criou a “Checagem de segurança”, que reúne algumas das principais ferramentas de segurança para os passageiros, como Contados de Confiança, que liga para pessoas selecionadas em casos de emergências, gravação de áudio durante a corrida e solicitação de código pessoal para iniciar a corrida.