A Xiaomi divulgou na última quinta-feira, dia 11, informações e imagens sobre aquele que será o primeiro robô humanoide CyberOne desenvolvido pela empresa. A revelação foi feita durante uma conferência em Pequim. O robô em questão mede 1,77m de altura e pesa 52 kg. Além disso, ele conta também com um sistema de inteligência artificial inédito.
O sistema, de acordo com as informações que foram reveladas pela própria empresa, é capaz de identificar 85 tipos de sons ambiente e 45 tipos de emoções humanas. Para mostrar um pouco do que ele é capaz, o robô teve uma interação diante da plateia com o CEO da Xiaomi, Lei Jun.
Na demonstração que foi realizada, o robô entregou uma flor para Jun e também posou ao lado do CEO para tirar selfies. Para fazer estes movimentos, o robô consegue ter uma previsão ao se movimentar de 30 nm (nanômetros), além de possuir 21 graus de liberdade de movimentação e uma resposta de 0,5 ms (milissegundo) por ação.
Já o processo de comunicação deste robô acontece através de um módulo de visão capaz de reconhecer o ambiente em três dimensões, assim como identificar pessoas, gestos e expressões. Ele conta também com dois microfones que conseguem captar sons externos. Tudo isso é processada pela MiAI — a inteligência artificial desenvolvida pela Xiaomi — e permite o reconhecimento de nuances para detectar sentimentos.
Por enquanto não existe nenhuma previsão oficial de que este robô seja lançado de uma forma comercial para as pessoas utilizarem no dia a dia. A ideia do desenvolvimento de um projeto complexo como este, nas palavras do próprio Lei Jun, é que ele possa abrir portas para o desenvolvimento de novas tecnologias em outras áreas, como inteligência artificial, mecanização de fábricas, serviços automatizados e outros setores.